Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
SILVA, Cíntia Gomes da; AMORIM, Roseane Maria de and PIZZI, Laura Cristina Vieira. TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA EM UMA UNIVERSIDADE DE ALAGOAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LEI 11.645/2008 PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1085-1105. Epub Dec 17, 2021. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1085-1105.
Este artigo discute a formação inicial de professores e professoras do Curso de Pedagogia em uma universidade pública federal brasileira e a relação com a Lei n.º 11.645/2008. Atenta-se para fatores que influenciam na formação inicial, embates e contradições da Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia. Indaga-se: a formação inicial do Curso de Pedagogia vem suscitando discussões sobre a diversidade cultural e, especificamente, sobre os povos indígenas? É relevante discutir o currículo que permeia a formação docente, pois a questão das diferenças e da diversidade cultural ainda demanda investimento. Este estudo integra uma pesquisa qualitativa bibliográfica e documental sobre formação docente, no debate étnico-racial, com foco na temática indígena. Realizamos uma breve análise da Proposta Curricular do Curso de Pedagogia em 2019 em uma universidade pública federal brasileira. Incluir a discussão da Lei n.º 11.645/2008 na formação inicial desses docentes demanda investimento em diferentes âmbitos, a saber: discussões teóricas, práticas e produção de materiais didáticos que possibilitem apoiar os novos docentes no maior domínio dessa temática.
Keywords : Lei 11.645/2008; Formação de professores; Currículo.