SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3DIVERSIDADE NO CURRÍCULO MÉDICO: ROTEIRO DE ANÁLISE DA DIMENSÃO SOCIAL PARA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMASDENÚNCIAS E ANÚNCIOS EM TORNO DO CURRÍCULO ESCOLAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

REIS NETO, João Augusto dos  e  GRAMMONT, Maria Jaqueline de. EXU NAS ESCOLAS: ROMPENDO AS FRONTEIRAS DO CURRÍCULO COLONIZADO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1131-1155.  Epub 17-Dez-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1131-1155.

Os currículos, tanto da educação básica quanto os de formação docente, ainda são construídos em uma perspectiva colonial e colonizadora, o que significa branco, masculino, eurocêntrico e excludente. Diante disso, o objetivo deste artigo é discutir as possibilidades para a construção de um currículo diverso e plural, inspirado na cosmovisão afro-brasileira, centrada na figura do orixá Exu, como parte do projeto de resistência à colonialidade. Para isso, dialogamos com os estudos pós-coloniais afro- latino-americanos, com o pensamento social afro-brasileiro e as epistemologias ancestrais do povo de santo. A partir desta discussão, por meio de um estudo teórico com viés bibliográfico, analisamos as tensões sobre o currículo na contemporaneidade e anunciamos as possibilidades de resistência e criação de um currículo diverso, polifônico e multicultural.

Palavras-chave : Currículo; Descolonização; Cultura afro-brasileira; Exu.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )