Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
FERRARINI, Rosilei e TORRES, Patrícia Lupion. CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR POTENCIALIZADO PELO USO DE TDIC. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1342-1367. Epub 17-Dez-2021. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1342-1367.
Pelas inovações em educação e uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), buscou-se responder neste estudo: Quais os usos efetivos de ferramentas digitais que potencializam o ensino com pesquisa, com enfoque interdisciplinar? Constituiu-se em uma pesquisa qualitativa, como estudo de caso único, em colégios de Ensino Médio. Objetivou-se analisar os diferentes usos das TDIC em práticas pedagógicas inovadoras, com fundamentos e análises no paradigma da complexidade. Analisaram-se, para isso, a proposta pedagógica e a aplicação de entrevistas e um questionário realizados com os atores do processo. Identificou-se uma prática pedagógica própria denominada de “Oficinas de Aprendizagem”, por meio das quais é desenvolvido um currículo temático interdisciplinar, não seriado, visando a transdisciplinaridade, além do uso efetivo de oito ferramentas digitais, sendo sete do pacote Office 365 da Microsoft e o Minecraft, que potencializam o processo pedagógico.
Palavras-chave : Paradigma da complexidade; Currículo; Interdisciplinaridade; TDIC; Educação Básica.