SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Challenges and controversies of the Curricular Common National Base:Fields of silence on curricular issues in bilingual-border schools in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

FAVERO, Altair Alberto; CENTENARO, Junior Bufon  and  BUKOWSKI, Chaiane. Uma revolução controlada?. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1676-1701.  Epub Apr 12, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1676-1701.

O percurso investigativo procurará responder às seguintes questões: quais modelos de produção da política curricular são intrínsecos à BNCC? Quais lógicas curriculares são induzidas pela BNCC? Trata-se de um estudo bibliográfico ancorado em autores que investigam a temática em pauta, bem como de um estudo documental, pois serão analisadas, por meio da análise de conteúdo, matérias divulgadas entre 2017 e 2020 em sites do Ministério da Educação e de dois movimentos compostos por fundações empresariais (BARDIN, 2011). Evidencia-se que a BNCC é apresentada nas matérias analisadas como uma transformação democrática e inovadora para a educação. Entretanto, ao investigar seu processo de construção e o modelo de política curricular adotado, este estudo afirma que a Base reedita modelos historicamente questionados e constitui-se como uma política de centralização curricular.

Keywords : BNCC; Política curricular; Política de centralização; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )