SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Desafíos y controversias de la Base Nacional Curricular Común:Campos de silencio sobre cuestiones curriculares en las escuelas de frontera bilingüe en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FAVERO, Altair Alberto; CENTENARO, Junior Bufon  y  BUKOWSKI, Chaiane. Uma revolução controlada?. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1676-1701.  Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1676-1701.

O percurso investigativo procurará responder às seguintes questões: quais modelos de produção da política curricular são intrínsecos à BNCC? Quais lógicas curriculares são induzidas pela BNCC? Trata-se de um estudo bibliográfico ancorado em autores que investigam a temática em pauta, bem como de um estudo documental, pois serão analisadas, por meio da análise de conteúdo, matérias divulgadas entre 2017 e 2020 em sites do Ministério da Educação e de dois movimentos compostos por fundações empresariais (BARDIN, 2011). Evidencia-se que a BNCC é apresentada nas matérias analisadas como uma transformação democrática e inovadora para a educação. Entretanto, ao investigar seu processo de construção e o modelo de política curricular adotado, este estudo afirma que a Base reedita modelos historicamente questionados e constitui-se como uma política de centralização curricular.

Palabras clave : BNCC; Política curricular; Política de centralização; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )