SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Protótipo “Teaching English to Teachers” pela perspectiva de justiça social:Currículos de terapia ocupacional em universidades públicas do Nordeste: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MENEZES, Graziela Ninck Dias  e  RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Práticas educativas interculturais:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.394-414.  Epub 06-Maio-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p394-414.

O artigo resulta de uma pesquisa que cartografou a profissão docente na Educação Profissional Técnica a partir de experiências educativas com a diversidade. Reflete como o processo civilizatório construído pela Razão Indolente (SANTOS, 2011) incide sobre a educação e destaca como a produção de práticas educativas interculturais (TUBINO, 2016; FLEURI, 2017) gera fissuras no processo formativo dos docentes e os reposicionam na profissão (NÓVOA, 2017). O trabalho se desenvolveu a partir da aplicação de um questionário survey, rodas de conversa e cartas pedagógicas com docentes do Instituto Federal da Bahia. Os resultados apontam que, diante do contexto da diversidade como campo de disputa e insurgência dos sujeitos, as fissuras produzidas nos processos formativos anunciaram-se como reconhecimento da formação específica que amparem as dimensões metodológicas, curriculares e políticas que cercam o campo pedagógico.

Palavras-chave : práticas educativas; interculturalidade; diversidade; formação de professores; educação profissional técnica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )