SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Challenges of fragmented teaching:Own identity of undergraduate teaching training degree courses: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CARVALHO, Ana Paula Monteiro de; SANTOS, José Deribaldo Gomes dos  and  MENDES SEGUNDO, Maria das Dores. Responsabilização docente e profissionalização da força de trabalho:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.893-922.  Epub Nov 21, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p893-922.

Face ao debate atual acerca da intensificação do controle do trabalho docente nas escolas públicas brasileiras, implantada nas reformas educacionais dos anos 1990, elegemos como objetivo deste ensaio analisar as políticas de Accountability, que denominamos de Responsabilização Docente e o seu processo de articulação com o Estado, agente do mecanismo de controle social do capital no atendimento às necessidades do mercado. A exposição assume o referencial teórico-metodológico da crítica marxista de István Mészáros sobre a crise estrutural do capital. Mapeamos pesquisas acadêmicas sobre a temática no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Procuramos contextualizar as características fundamentais da crise e destacar suas políticas de reformas educacionais dentro de uma totalidade na qual estão inseridos.

Keywords : educação; responsabilização docente; controle; crise estrutural do capital.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )