SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Desafíos de la enseñanza fragmentada:Identidad propia de cursos de Licenciatura: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CARVALHO, Ana Paula Monteiro de; SANTOS, José Deribaldo Gomes dos  y  MENDES SEGUNDO, Maria das Dores. Responsabilização docente e profissionalização da força de trabalho:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.893-922.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p893-922.

Face ao debate atual acerca da intensificação do controle do trabalho docente nas escolas públicas brasileiras, implantada nas reformas educacionais dos anos 1990, elegemos como objetivo deste ensaio analisar as políticas de Accountability, que denominamos de Responsabilização Docente e o seu processo de articulação com o Estado, agente do mecanismo de controle social do capital no atendimento às necessidades do mercado. A exposição assume o referencial teórico-metodológico da crítica marxista de István Mészáros sobre a crise estrutural do capital. Mapeamos pesquisas acadêmicas sobre a temática no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Procuramos contextualizar as características fundamentais da crise e destacar suas políticas de reformas educacionais dentro de uma totalidade na qual estão inseridos.

Palabras clave : educação; responsabilização docente; controle; crise estrutural do capital.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )