SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Paulo Freire e cultura digital: contribuições para as docências decoloniais e os processos (trans)formativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

FERREIRA, Lhays Marinho da Conceição  e  FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Deu match: currículo e tecnologia em tempos de “precisão e clareza”. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61612.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61612.

A partir de aportes teóricos-metodológicos pós-estruturais, tomamos como objeto de análise o Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota, produzido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Objetivamos problematizar a relação tecnologia, currículo, conhecimento e como na contemporaneidade essa relação acaba por reduzir a educação a ensino e a tecnologia a meio. Observamos que tal sentido se adensa no contexto pandêmico, com o atrelamento do currículo unificado e prescritivo se alinha ao conhecimento fixado científico, unívoco que se dá associado a tecnologia como meio atual, direto e objetivo, numa tentativa de conter a produção de sentidos. Argumentamos sobre a necessidade de reativar outros sentidos para relações tecnologia, currículo e conhecimento, recuperando a dimensão discursiva dessa produção, eclipsada pela ênfase da tecnologia como aparato somente.

Palavras-chave : currículo; tecnologia; conhecimento; guia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )