SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Dio a match: currículo y tecnología en tiempos de “exactitud y claridad”Pistas para un Modelo Pedagógico de Educación OnLife Centrado en el Entorno Personal de Aprendizaje (PLE) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PESCE, Lucila; BRUNO, Adriana Rocha  y  HESSEL, Ana Maria Di Grado. Paulo Freire e cultura digital: contribuições para as docências decoloniais e os processos (trans)formativos. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61429.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61429.

O artigo objetiva tratar, na forma de ensaio, a tríade: proposta educacional freiriana, cultura digital, decolonialidade. Deriva das pesquisas das autoras sobre a tríade, destacando as premissas freirianas como fulcrais às docências hodiernas. Ampara-se em teóricos que estudam limites e possibilidades da cultura digital nas práticas sociais contemporâneas. Deflagra as contradições inerentes às mídias digitais, nos modos de organização da sociedade atual. Aponta que, em paralelo ao modo como as mídias digitais têm sido cooptadas pelo ideário neoliberal, a cultura digital carrega consigo uma potência para enfrentar o recrudescimento de posições reacionárias advindas desse mesmo ideário. Finaliza, apontando a pujança da aludida tríade para as docências decoloniais e a construção de processos (trans)formativos voltados à consciência socioambiental e à constituição do sujeito da experiência.

Palabras clave : Paulo Freire; decolonialidade; cultura digital; docências decoloniais; processos (trans)formativos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )