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Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
ALMEIDA, Éverton Vasconcelos de e CERNY, Roseli Zen. Integração de Tdic ao Currículo: as perspectivas de tecnologia presentes nos documentos oficiais da política de Santa Catarina. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61609. Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61609.
A política de integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (Tdic) ao currículo da Educação Básica em Santa Catarina dispõe de um histórico documentado de intenções que expressam os contextos sociais e educacionais de diferentes períodos. Essa integração não é uma iniciativa governamental, mas uma política pública de Estado que revela raízes históricas. Neste artigo, analisamos as Propostas Curriculares de Santa Catarina, a fim de identificar as constâncias, descontinuidades e particularidades de concepções relacionadas ao tema. Orientados pela teoria crítica da tecnologia e do currículo, realizou-se uma análise documental, que demonstrou que o tema “tecnologias” sempre esteve presente nos textos curriculares, inicialmente nas entrelinhas, depois crescendo de importância no decorrer do tempo. Evidenciou-se o predomínio das perspectivas substantivista e instrumentalista ao abordar a integração das tecnologias ao currículo.
Palavras-chave : currículo; Tdic; inovação; big techs; Santa Catarina.