SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Competencias TPACK de docentes que publican WebQuestSeduc-RS en la apropiación de las TDIC en la Educación Secundaria: ¿qué revela el análisis de las noticias institucionales? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FERNANDES, Jarina Rodrigues; NOGUEIRA, Marcela Fontão  y  TRONCO, Mariah Cruz de Souza. Tecnologias e Currículo da EJA no Brasil em Tempos de Pandemia: para que, para quem?. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61652.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61652.

O objetivo do ensaio é discutir como as tecnologias analógicas e digitais da informação e comunicação estiveram presentes em propostas curriculares da Educação de Jovens e Adultos no cenário da pandemia no Brasil. O referencial teórico está ancorado em construtos freireanos - apreender a realidade, situações-limite, ação-reflexão-ação e construção de inéditos viáveis. A partir da imersão multifacetada e acompanhamento de iniciativas protagonizadas em escolas, movimentos populares e em universidades, identificamos quatro papéis desempenhados pelas tecnologias: (i) estabelecer contato com os estudantes; (ii) criar e/ou fortalecer redes de colaboração entre docentes e discentes; (iii) promover práticas pedagógicas via ensino remoto emergencial; e (iv) implementar a modalidade via educação a distância, possibilitada por diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos aprovadas no governo Bolsonaro.

Palabras clave : educação de jovens e adultos; tecnologias da informação e comunicação; currículo; Covid-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )