Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
REIS, Graça Regina Franco da Silva e CAMPOS, Marina Santos Nunes de. Artesanias narrativas: conversas entre currículo e formação docente. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59638. Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59638.
O presente texto objetiva apresentar pesquisa realizada no contexto de uma extensão universitária voltada para pensar os modos pelos quais docentes tecem saberes próprios na/da profissão, criando currículos cotidianamente. Reconhece a indissociabilidade dos procedimentos metodológicosteóricospolíticos e, para isso, faz uso de referenciais das pesquisas nosdoscom os cotidianos e da pesquisa narrativa, pensando essas narrativas como processos artesanais. As considerações provisórias apontam que as narrativas docentes, ao serem documentadas e divulgadas, além de oportunizarem a autoformação de quem as vive, podem oferecer subsídios para a formação docente e para a formulação de políticas educacionais voltadas para a formação de professores.
Palavras-chave : formação docente; pesquisa narrativa; criação curricular; autoformação.