SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Entre o currículo prescrito, o vivido e narrado. Saberes da experiência docente na formação inicial desde coordenadas biográficasA vida grafada nas asas invisíveis da docência: memória, afetos e experiências formativas na produção de currículos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

REIS, Graça Regina Franco da Silva  e  CAMPOS, Marina Santos Nunes de. Artesanias narrativas: conversas entre currículo e formação docente. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59638.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59638.

O presente texto objetiva apresentar pesquisa realizada no contexto de uma extensão universitária voltada para pensar os modos pelos quais docentes tecem saberes próprios na/da profissão, criando currículos cotidianamente. Reconhece a indissociabilidade dos procedimentos metodológicosteóricospolíticos e, para isso, faz uso de referenciais das pesquisas nosdoscom os cotidianos e da pesquisa narrativa, pensando essas narrativas como processos artesanais. As considerações provisórias apontam que as narrativas docentes, ao serem documentadas e divulgadas, além de oportunizarem a autoformação de quem as vive, podem oferecer subsídios para a formação docente e para a formulação de políticas educacionais voltadas para a formação de professores.

Palavras-chave : formação docente; pesquisa narrativa; criação curricular; autoformação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )