SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Life written on the invisible wings of teaching: memories, affections and formative experiences in the production of curriculaThe narrative dimension in the formation of mathematics teachers: reflections supported by the concepts of critical experience and formative experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

KEPLER, Rosilei dos Santos Rodrigues  and  NOGARO, Arnaldo. Currículo e Prática Profissional Docente: Espaços Construídos e Experiências com o Tema Finitude Humana e Angústia Existencial. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59379.  Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59379.

Este artigo comtempla dados de uma pesquisa de campo, na modalidade de grupo focal, com o objetivo de investigar a presença de angústia existencial e preocupações com a finitude humana como temas do currículo escolar de estudantes de ensino médio de uma escola pública da região oeste de Santa Catarina. Foram desenvolvidos cinco encontros com dez professoras que atuam no ensino médio, com duração de 60 minutos cada encontro. A pesquisa possui enfoque qualitativo e a interpretação dos dados seguiu o enfoque teórico hermenêutico. Define também o termo currículo e sua aplicabilidade no contexto escolar. Faz uma relação da prática docente com conteúdos disciplinares curriculares aplicados em sala de aula. Por meio dos relatos de professores do ensino médio, procurou-se identificar os espaços construídos e as experiências com o tema finitude humana e angústia existencial.

Keywords : finitude; angústia existencial; prática docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )