SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21La vida escrita en las alas invisibles de la docencia: recuerdos, afectos y experiencias formativas en la producción de currículosLa dimensión narrativa en la formación de maestros de matemáticas: reflexiones respaldadas por los conceptos de experiencia crítica y experiencia formativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

KEPLER, Rosilei dos Santos Rodrigues  y  NOGARO, Arnaldo. Currículo e Prática Profissional Docente: Espaços Construídos e Experiências com o Tema Finitude Humana e Angústia Existencial. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59379.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59379.

Este artigo comtempla dados de uma pesquisa de campo, na modalidade de grupo focal, com o objetivo de investigar a presença de angústia existencial e preocupações com a finitude humana como temas do currículo escolar de estudantes de ensino médio de uma escola pública da região oeste de Santa Catarina. Foram desenvolvidos cinco encontros com dez professoras que atuam no ensino médio, com duração de 60 minutos cada encontro. A pesquisa possui enfoque qualitativo e a interpretação dos dados seguiu o enfoque teórico hermenêutico. Define também o termo currículo e sua aplicabilidade no contexto escolar. Faz uma relação da prática docente com conteúdos disciplinares curriculares aplicados em sala de aula. Por meio dos relatos de professores do ensino médio, procurou-se identificar os espaços construídos e as experiências com o tema finitude humana e angústia existencial.

Palabras clave : finitude; angústia existencial; prática docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )