SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21A vida grafada nas asas invisíveis da docência: memória, afetos e experiências formativas na produção de currículosA dimensão narrativa na formação de professores de matemática: reflexões apoiadas nos conceitos de experiência crítica e experiência formadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

KEPLER, Rosilei dos Santos Rodrigues  e  NOGARO, Arnaldo. Currículo e Prática Profissional Docente: Espaços Construídos e Experiências com o Tema Finitude Humana e Angústia Existencial. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59379.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59379.

Este artigo comtempla dados de uma pesquisa de campo, na modalidade de grupo focal, com o objetivo de investigar a presença de angústia existencial e preocupações com a finitude humana como temas do currículo escolar de estudantes de ensino médio de uma escola pública da região oeste de Santa Catarina. Foram desenvolvidos cinco encontros com dez professoras que atuam no ensino médio, com duração de 60 minutos cada encontro. A pesquisa possui enfoque qualitativo e a interpretação dos dados seguiu o enfoque teórico hermenêutico. Define também o termo currículo e sua aplicabilidade no contexto escolar. Faz uma relação da prática docente com conteúdos disciplinares curriculares aplicados em sala de aula. Por meio dos relatos de professores do ensino médio, procurou-se identificar os espaços construídos e as experiências com o tema finitude humana e angústia existencial.

Palavras-chave : finitude; angústia existencial; prática docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )