SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21La Asignatura de la Psicología en el Plan de Estudios en los Cursos de GradoLos Desafíos de Pensar un Currículo Contrahegemónico en la Escuela de Campo en el Contexto de la Implementación del BNCC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SOUSA, Galdino Rodrigues de. Pela Não Classificação das Pedagogias Críticas e Pós-Críticas: Diálogos Provocativos com Tomaz Tadeu da Silva. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e56874.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56874.

Este ensaio sustenta-se na correlação de fontes bibliográficas sob uma abordagem qualitativa, sofre influência das discussões críticas e pós-críticas em suas descrições e análises. Problematizam-se renovações das pedagogias críticas da Educação que as fazem ir além de sua perspectiva inicial, com a leitura fortemente influenciada por conceitos e problematizações macroeconômicas. Com o objetivo de legitimar esse entendimento, estabelecem-se diálogos com autores referências na Educação, como Silva (2013), Moreira (1999), Apple, Au e Gandin (2011). Conclui-se pela falta de clareza no que diz respeito às fronteiras que distinguem as pedagogias críticas das pedagogias pós-críticas. Como opção potencialmente interessante nesse debate, sugere-se a discussão da não pertinência da classificação que as distingue, intensificando, assim, a luta contrapositiva às mais variadas formas de injustiças sociais.

Palabras clave : pedagogias críticas; pedagogias pós-críticas; currículo; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )