SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número01A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-losDesenvolvimento docente no ensino superior: visibilidade e atuação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MORALES, Angélica Góis Müller et al. Educação ambiental e multiculturalismo: reflexões para a formação de educadores. Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.01, pp.31-38. ISSN 1809-4309.

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre Multiculturalismo e a Educação Ambiental, focando a formação de educadores ambientais. Para tanto, ao tratar-se da globalização, coloca-se - sob influência desta - a questão cultural e algumas implicações, assim como a necessidade de uma concepção compreensiva de cultura em vista da coexistência de modos de vida em diferentes lugares e regiões. Parte-se do pressuposto de que a Educação, vinculada à perspectiva socioambiental, é promotora da cidadania democrática e, nesse sentido, deve orientar-se por finalidades multiculturais, corroborando a interculturalidade. Tal perspectiva implica pensar a formação de educadores na linha de uma visão complexa e dialética de mundo, valorizando a interdisciplinaridade e, nesse contexto, o incentivo a práticas socioculturais no desenvolvimento da educação ambiental.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Multiculturalismo; Formação de Educadores Ambientais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )