SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número01Educação e produção do conhecimento na realidade social: uma análise a partir do materialismo histórico-dialéticoEnsino fundamental de nove anos: política de integração ou de conformação social? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

HOSTINS, Regina Célia Linhares. O ensino superior na sociedade do capital virtualizado e da individualização social pós-moderna: implicações para a produção e difusão do conhecimento em educação. Práxis Educativa [online]. 2010, vol.05, n.01, pp.89-96. ISSN 1809-4309.

No presente artigo, discuto o ensino superior na contemporaneidade e examino as circunstâncias históricas que contribuem para sua organização nos moldes em que se manifesta nos nossos dias, os quais são marcados pela dominação mundial do capital virtualizado e pelo discurso da individualização abstrata. Para empreender essa tarefa, recorro às contribuições de Kurz, Lukács, Duarte e Moraes, que, à luz do materialismo histórico, oferecem referencial teórico-metodológico consistente para compreender essa realidade, sua história e complexas relações, desde uma perspectiva ontológica. Nessa perspectiva crítica, procuro indagar as repercussões da adesão ao espírito do tempo por pesquisadores e docentes no campo da Educação, assim como apontar as possibilidades de se contrapor a ele exercendo a crítica, a fim de tornar evidente a forma do conhecimento como mercadoria na sociedade do capital virtualizado e da individualização social pós-moderna.

Palabras clave : Ensino Superior; Conhecimento; Mercadoria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )