SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01A reconstrução da experiência democrática: a democracia como credo pedagógico na filosofia de DeweyRepresentando a docência, vou me fazendo professora: uma pesquisa com estagiárias de licenciatura em música índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

NADAL, Beatriz Gomes. Cultura escolar e conselho de classe: gestão democrática do trabalho pedagógico?. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.01, pp.199-225. ISSN 1809-4309.

O artigo tematiza a cultura do trabalho pedagógico escolar no âmbito do conselho de classe. Muitas pesquisas vêm demonstrando que não raro o conselho atua de modo burocrático e na contramão de um projeto capaz de alinhar as práticas educativas escolares aos interesses sociais. Questionamos quais as formas ritualizadas, os sentidos que envolvem o trabalho pedagógico de conselho de classe e se elas estão associadas à permanência das dificuldades. O trabalho é parte de pesquisa maior, na qual, por meio de abordagem qualitativa com metodologia interpretativa, na perspectiva dos estudos culturais, investigaram-se duas escolas da rede estadual paranaense a fim de conhecer e compreender a cultura escolar, desvelando assim sentidos sobre a avaliação e a gestão do trabalho pedagógico. Para o estudo, apoiamo-nos nas contribuições de Viñao Frago (1998), Dalben (1992, 2004), Mattos (2005) e Oliveira (2002, 2004, 2009). Pudemos perceber que há, nas escolas pesquisadas, um sentido partilhado de avaliação classificatória, do conselho de classe como etapa burocrática, mais do que como um processo inerente ao pedagógico.

Palavras-chave : Escola; Gestão do Trabalho Pedagógico; Conselho de Classe; Cultura Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )