SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Entre queerpos y discursos: normalización de conductas, homosexualidades y homofobia en las prácticas de la Educación Física EscolarEsporte paralímpico: difícil inclusão, incorporação tecnológica, corpos competitivos* índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CASTRO, Vanessa Gomes de. Sobre o compromisso da Educação Física escolar com a inclusão social dos negros. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.520-535. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0013.

Trata-se de uma problematização acerca da demanda histórica da população negra por inclusão social, bem como o compromisso da Educação Física escolar com essa demanda. Como pano de fundo, de um lado, está a exclusão dos negros na sociedade brasileira, decorrente do regime escravocrata, assim como sua luta para reverter esse quadro de marginalização social. De outro lado, as próprias bases históricas e epistemológicas da Educação Física escolar no país que, inicialmente, corroboraram a exclusão social da população negra (ao rejeitar o corpo negro, promover a estética europeia e propagar ideais higienistas e eugênicos), mas que posteriormente passaram a defender uma perspectiva crítica, comprometida com a inclusão social e a diversidade. Assim, busca-se introduzir o conceito de inclusão social, discutir a demanda da população negra por inclusão social, considerando a Lei 10.639/2003 e ressaltar o compromisso da Educação Física escolar com essa inclusão.

Palabras clave : Educação Física escolar; Inclusão social; População negra.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )