SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Possible paths in real contexts: the Multifunctional Resource Rooms Implementation Program from the perspective of policy translation analysisTeaching job and contemporary rural issues: identity and difference in rural schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ROCHA, Luiz Renato Martins da  and  SANTOS, Lara Ferreira dos. O que dizem os estudantes surdos da Universidade Federal de Santa Maria sobre a sua permanência no ensino superior. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.826-847. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.008.

O presente artigo tem como objetivo principal descrever alguns resultados de investigação sobre como os estudantes surdos da Universidade Federal de Santa Maria, segundo sua própria percepção, têm sido atendidos em suas necessidades linguísticas e pedagógicas nos cursos de graduação. A escolha por tal instituição deve-se ao fato de possuir um exame de seleção por videogravação para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que a diferencia dos demais contextos universitários e, ainda, ter um número notável de estudantes surdos em comparação às demais realidades universitárias brasileiras. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória; a coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de questionário eletrônico (online) a 18 estudantes surdos. Os resultados apontam que apesar do acesso diferenciado à Universidade, há muitas semelhanças em comparação aos demais contextos universitários. A partir disso, nas conclusões, verifica-se a manutenção da precariedade de condições para a permanência desses acadêmicos em sala de aula.

Keywords : Estudantes surdos; Educação Superior; Permanência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )