SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Justiça social na educação: pressupostos e desdobramentos práticosMediação verbal para alunos com deficiência intelectual na Sala de Recursos Multifuncionais: reflexões e (pro)posições índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SEKI, Allan Kenji; SOUZA, Artur Gomes de; GOMES, Filipe Anselmo  e  EVANGELISTA, Olinda. Professor temporário: um passageiro permanente na Educação Básica brasileira. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.942-959. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.014.

Neste artigo, procuramos explorar os dados sobre os professores temporários no Censo Escolar da Educação Básica (2011-2015). A contratação dos professores revela uma das faces da precarização do trabalho docente no Brasil, cuja perversidade atinge a vida de quase um milhão dos professores temporários que atuam na Educação Básica. É o retrato de uma tragédia cotidiana, 41% dos professores trabalham sem ter a certeza da continuidade de suas atividades, privados da possibilidade de planejar em longo prazo suas relações didático-pedagógicas, alheados da escolha de recursos e materiais ou, mesmo, de planejamento. São professores que precisam descobrir, a cada fim de contrato, como irão continuar ganhando a vida, enquanto são eles os responsáveis - e responsabilizados - pela educação de 48,8 milhões de estudantes. A tragédia não é nova ou passageira, mas característica da estrutura educacional brasileira.

Palavras-chave : Professores temporários; Educação Básica; Trabalho docente..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )