SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3The many Evas of a story: the production of a place from the publication of autobiographies in the Protestant religious fieldAnalysis of tutors’ pedagogical practices to encourage the use of learning strategies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CAMARA, Luiz  and  ANDRADE, Marcelo. Cooperação, grupos identitários e participação democrática no Ensino Médio: o que pensam os professores?. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.938-954.  Epub Oct 16, 2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.007.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou como professores do Ensino Médio compreendem as relações entre seus estudantes e suas articulações com a formação ética e moral e com as diferenças identitárias, valorizando tanto a construção da autonomia, bem como as experiências de resistência democrática no espaço escolar. Como referencial teórico se recorre às contribuições de Alasdair MacIntyre, Adela Cortina e Angel Pérez Gómez. Como procedimentos metodológicos foram utilizadas as observações de campo e entrevistas semiestruturadas. Conclui-se que a cooperação e a presença de grupos são as principais características dessas relações, vivenciadas como experiências de autonomia pessoal e de resistência democrática no espaço escolar. A pesquisa revelou, ainda, que mesmo valorizando estas características, os professores entrevistados apresentam reflexões teóricas pouco elaboradas sobre a construção das identidades juvenis. Como consequência são promovidos baixos investimentos em ações pedagógicas, que valorizem a autonomia juvenil e a resistência democrática no espaço escolar.

Keywords : Participação democrática na escola; Cooperação; Grupos identitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )