SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Las muchas Evas de una historia: la producción de un lugar a partir de la publicación de autobiografías en el campo religioso protestanteAnálisis de las prácticas pedagógicas de tutores para el incentivo del uso de estrategias de aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CAMARA, Luiz  y  ANDRADE, Marcelo. Cooperação, grupos identitários e participação democrática no Ensino Médio: o que pensam os professores?. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.938-954.  Epub 16-Oct-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.007.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou como professores do Ensino Médio compreendem as relações entre seus estudantes e suas articulações com a formação ética e moral e com as diferenças identitárias, valorizando tanto a construção da autonomia, bem como as experiências de resistência democrática no espaço escolar. Como referencial teórico se recorre às contribuições de Alasdair MacIntyre, Adela Cortina e Angel Pérez Gómez. Como procedimentos metodológicos foram utilizadas as observações de campo e entrevistas semiestruturadas. Conclui-se que a cooperação e a presença de grupos são as principais características dessas relações, vivenciadas como experiências de autonomia pessoal e de resistência democrática no espaço escolar. A pesquisa revelou, ainda, que mesmo valorizando estas características, os professores entrevistados apresentam reflexões teóricas pouco elaboradas sobre a construção das identidades juvenis. Como consequência são promovidos baixos investimentos em ações pedagógicas, que valorizem a autonomia juvenil e a resistência democrática no espaço escolar.

Palabras clave : Participação democrática na escola; Cooperação; Grupos identitários.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )