SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3As muitas Evas de uma história: a produção de um lugar a partir da publicação de autobiografias no campo religioso protestanteAnálise das práticas pedagógicas de tutores para o incentivo do uso de estratégias de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CAMARA, Luiz  e  ANDRADE, Marcelo. Cooperação, grupos identitários e participação democrática no Ensino Médio: o que pensam os professores?. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.938-954.  Epub 16-Out-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.007.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou como professores do Ensino Médio compreendem as relações entre seus estudantes e suas articulações com a formação ética e moral e com as diferenças identitárias, valorizando tanto a construção da autonomia, bem como as experiências de resistência democrática no espaço escolar. Como referencial teórico se recorre às contribuições de Alasdair MacIntyre, Adela Cortina e Angel Pérez Gómez. Como procedimentos metodológicos foram utilizadas as observações de campo e entrevistas semiestruturadas. Conclui-se que a cooperação e a presença de grupos são as principais características dessas relações, vivenciadas como experiências de autonomia pessoal e de resistência democrática no espaço escolar. A pesquisa revelou, ainda, que mesmo valorizando estas características, os professores entrevistados apresentam reflexões teóricas pouco elaboradas sobre a construção das identidades juvenis. Como consequência são promovidos baixos investimentos em ações pedagógicas, que valorizem a autonomia juvenil e a resistência democrática no espaço escolar.

Palavras-chave : Participação democrática na escola; Cooperação; Grupos identitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )