SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15A procedure of school inclusion of a blind childGender, sexuality and education: educational policies scenario on the young and adolescents sexual and reproductive rights author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

COSTA, Marcos Rogério Martins; COELHO, Patrícia Margarida Farias  and  TAVARES, Sergio Marcus Nogueira. Potencialidades educacionais do Wattpad: problematizando o conceito de cronotopo. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2013217.  Epub Mar 26, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.13217.010.

Com a evolução das mídias digitais, os jovens passaram a aprender de modo diferente e as instituições de ensino, em especial as escolas, devem atender a essas demandas, como propõe Prensky (2010). Entendendo que as tecnologias digitais podem propiciar potencialidades educativas, este artigo objetiva compreender o conceito bakhtiniano de “cronotopo” aplicado à educação por meio de um aplicativo: o Wattpad. Para tanto, parte-se de uma perspectiva interdisciplinar, que associa os estudos de Bakhtin (2016) e do Círculo às pesquisas de especialistas da Comunicação Digital, com base em Santaella (2014) e Lévy (2010), e da Educação, a partir de Rojo (2013), Almeida e Valente (2007). Este trabalho analisa uma produção textual escrita e publicada, por uma jovem, no referido aplicativo que, sem prévia orientação pedagógica, acionou um processo educacional não formal.

Keywords : Educação; Cronotopo; Tecnologias digitais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )