SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15The methodological tool of the validity claims: a contribution to data analyzing in critical educational studiesStorytelling and development of the adult storyteller author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CHAGAS, Ângela Both  and  LUCE, Maria Beatriz. Reforma do Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil): alinhamentos e resistências. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014653.  Epub Mar 26, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14653.022.

Neste artigo, apresentamos uma análise da implementação inicial da reforma do Ensino Médio (Lei Nº 13.415/2017) na rede estadual do Rio Grande do Sul, de setembro de 2016 a dezembro de 2018. A partir do conceito de campo de Pierre Bourdieu (2004, 2011), buscamos compreender estratégias e posições de dois agentes no campo educacional: a Secretaria Estadual da Educação e o Conselho Estadual de Educação. Por meio de análise documental, percebemos alinhamento da Secretaria às orientações do Ministério da Educação, com reprodução da concepção de educação vinculada aos interesses hegemônicos no campo econômico. Do Conselho, observamos resistência, em primeiro lugar, pela rejeição da Medida Provisória Nº 746/2016, e, após a sanção da Lei, por resistência dentro da norma, utilizando-se do jogo dentro do campo para minimizar os impactos aos estudantes.

Keywords : Reforma do Ensino Médio; Lei Nº 13.415/2017; Rio Grande do Sul.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )