SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15La directriz de educación literaria en la Política Nacional de Alfabetización: contrapuntosInclusión de estudiantes migrantes: un desafío para la gestión directiva escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; POSSAMAI, Tamiris  y  MARTINI, Tatiane Aparecida. Avanço das políticas conservadoras no Ensino Médio brasileiro: a revitalização da dualidade histórica na formação dos jovens como política. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015254.  Epub 02-Sep-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15254.050.

Este artigo tem como propósito analisar o avanço das políticas conservadoras de educação no Ensino Médio brasileiro. Toma-se, para esta análise, a Reforma do Ensino Médio (Lei Nº 13.145/2017) e o Programa Novos Caminhos. Em termos metodológicos, utilizam-se os procedimentos de pesquisa bibliográfica e de análise documental, a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados revelam que as políticas analisadas são instrumentos revitalizadores da dualidade histórica que marca a formação dos jovens brasileiros e que, alinhadas aos interesses da sociedade capitalista e à lógica perversa do neoliberalismo, anseiam por uma educação voltada à formação precária e à qualificação de mão de obra para o mercado. Tais políticas, portanto, não dialogam com os interesses da classe trabalhadora, que necessita de uma formação integral que ofereça condições para, além de produção da vida, a efetiva emancipação humana.

Palabras clave : Políticas conservadoras; Reforma do Ensino Médio; Programa Novos Caminhos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )