SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Configuración de la Pasantía Curricular Supervisada en Educación Física – licenciatura: incursiones y apuntes a partir de Norbert EliasSupervisión Pedagógica: perspectivas de educadores de infancia en Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ARAUJO, Hellen Gregol  y  LOPES, Alice Casimiro. Redes políticas de currículo: a atuação da Fundação Getulio Vargas. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2118297.  Epub 09-Feb-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.18297.067.

Neste artigo, analisamos mudanças no modo de governança exercido por instituições filantrópicas e privadas na educação, com foco nas redes políticas de Stephen J. Ball. A noção de redes é associada à noção de social como prática discursiva de Ernesto Laclau, fazendo-nos conceber tais redes como espaços de disputa nas políticas educacionais e como representação do social, jamais plena, mas produtiva para interpretar a influência de instituições nas decisões políticas. Como exemplo dessa análise, focalizamos o protagonismo da Fundação Getulio Vargas (FGV), após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em busca de evidenciarmos sua atuação, inclusive internacional, nas ações de “implementação” da BNCC e na constituição de “novos” processos de gestão privada da educação pública.

Palabras clave : Política de currículo; Redes políticas; Fundação Getulio Vargas; Base Nacional Comum Curricular; Discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )