SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Pedagogical Supervision: perspectives of preschool teachers in Portugal“To the winner, the potatoes”: classification criteria for journals in the stratum A1 of the Qualis base and competition dynamics in the Education area author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

OLIVEIRA, Renata Araújo Jatobá de. A questão da cultura e da alteridade nos contextos Brasil e França: uma análise dos documentos norteadores nacionais para o ensino da leitura e da escrita. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2112209.  Epub Feb 09, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.12209.069.

O presente estudo analisou o conteúdo sobre cultura e alteridade presentes nos documentos oficiais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) – Brasil e Programmes pour les Cycle 2 (PPC2) – França relacionados ao tratamento sobre a prática heterogênea do ensino da leitura e da escrita, nas turmas do Ciclo de Alfabetização/Cycle 2. Utilizou o procedimento da análise documental e, para a leitura dos dados, realizou a análise do conteúdo. O estudo possibilitou refletir as orientações oficiais sobre as situações didáticas e pedagógicas que evidenciaram a cultura específica de cada país e que são norteadoras do ensino da leitura e da escrita na perspectiva da diversidade. Percebemos, ainda, que foram apresentadas especificidades que envolveram o conteúdo da alteridade com evidências explícitas, de maior predominância no documento da França, e evidências implícitas, com maior predominância no documento do Brasil que, assim, caracterizaram a identidade local de cada nacionalidade.

Keywords : Cultura e alteridade; Ensino da leitura e da escrita; Heterogeneidade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )