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Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

OLIVEIRA, Renata Araújo Jatobá de. A questão da cultura e da alteridade nos contextos Brasil e França: uma análise dos documentos norteadores nacionais para o ensino da leitura e da escrita. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2112209.  Epub 09-Feb-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.12209.069.

O presente estudo analisou o conteúdo sobre cultura e alteridade presentes nos documentos oficiais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) – Brasil e Programmes pour les Cycle 2 (PPC2) – França relacionados ao tratamento sobre a prática heterogênea do ensino da leitura e da escrita, nas turmas do Ciclo de Alfabetização/Cycle 2. Utilizou o procedimento da análise documental e, para a leitura dos dados, realizou a análise do conteúdo. O estudo possibilitou refletir as orientações oficiais sobre as situações didáticas e pedagógicas que evidenciaram a cultura específica de cada país e que são norteadoras do ensino da leitura e da escrita na perspectiva da diversidade. Percebemos, ainda, que foram apresentadas especificidades que envolveram o conteúdo da alteridade com evidências explícitas, de maior predominância no documento da França, e evidências implícitas, com maior predominância no documento do Brasil que, assim, caracterizaram a identidade local de cada nacionalidade.

Palabras clave : Cultura e alteridade; Ensino da leitura e da escrita; Heterogeneidade.

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