SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Pensamiento educativo brasileño en Portugal: Paulo Freire en la formación del professorado y en las publicaciones académico-científicasEnfoque freireano en la educación escolar y no escolar: una mediación educativa/pedagógica que concientiza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

NERY, Vanessa Cristina Girotto  y  BARBOSA, Ana Maria da Silva. A humanização Freiriana: processos de formação docente nos documentos que orientam os currículos dos cursos de Pedagogia. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116218.  Epub 20-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16218.026.

Trata-se de um estudo em torno dos processos de humanização presentes nos documentos que orientam os currículos dos cursos de formação de professores, mais especificamente o curso de Pedagogia, no Brasil. O objetivo consistiu em compreender as formas como a construção desse conceito foi orientada nesses documentos. O pensamento freiriano é a centralidade nas discussões trazidas por entender-se que ele pode auxiliar a construção de um novo paradigma pedagógico, tendo como princípio a formação para a humanização. O estudo guiou-se por uma pesquisa documental e os dados foram analisados pelo viés da pesquisa qualitativa. Como resultado, apresentam-se discussões em torno da formação de professores em conexão com os documentos legais. Tecem-se reflexões com o intuito de aproximar legislação, professores e pesquisadores, de forma humanizada.

Palabras clave : Humanização; Pedagogia; Documentos oficiais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )