SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17The name of the flower: dialogues between Paulo Freire, Francisco Brennand and decolonialities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ROSARIO, Gabriela Chem de Souza do  and  PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Coordenação Pedagógica: atuação junto aos professores para a inclusão escolar. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e21458.  Epub Jan 20, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.21458.096.

Este estudo visou discutir aspectos relacionados à atuação da Coordenação Pedagógica junto a professores dos anos finais do Ensino Fundamental, tendo em vista a inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial na rede regular estadual de ensino de um município do Estado do Paraná. A partir de abordagem qualitativa, a pesquisa contou com 22 participantes e utilizou como instrumentos de coleta de dados: questionário para professores e coordenadoras pedagógicas; observação do trabalho da Coordenação Pedagógica; e análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos das quatro escolas envolvidas. A pesquisa evidenciou que há atuação da Coordenação Pedagógica relacionada ao acompanhamento do planejamento e da prática pedagógica dos professores e à sua formação continuada. Ademais, indicou que há aspectos positivos e, também, práticas que podem ser revistas pela coordenação e pelos professores.

Keywords : Coordenação Pedagógica; Gestão pedagógica da escola; Inclusão educacional..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )