SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Ethnic-racial issues in the school environment: reflections from theses and dissertations on pedagogical practices developed in Basic Education“Escrevivências” and literary affects between university and school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SOUZA, Ana Laura Bonini Rodrigues de; CASTRO, Rosane Michelli de  and  SANTIAGO, Flávio. O legado da branquitude: reflexões a partir de relatos orais de professoras brancas. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2218825.  Epub Feb 23, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18825.007.

O presente artigo tem por objetivo contribuir, a partir dos diálogos com os estudos sobre a branquitude e com os aportes teóricos do feminismo negro, com o campo da Educação. Para tanto, partese de uma análise de cunho qualitativo, inspirados pela história oral, e traz-se para a cena relatos orais de professoras que atuaram na Educação Básica. Os dados apontam para a manutenção das hierarquias impostas pela branquitude e explicitam as marcas raciais transpostas mesmo sobre o processo de flexibilização das desigualdades de gênero.

Keywords : Branquitude; Feminismo Negro; Docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )