SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Questiones étnico-raciales en el ambiente escolar: reflexiones a partir de tesis y disertaciones sobre prácticas pedagógicas desarrolladas en la Educación Primaria“Escrivivencias” y afectos literarios entre universidad y escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SOUZA, Ana Laura Bonini Rodrigues de; CASTRO, Rosane Michelli de  y  SANTIAGO, Flávio. O legado da branquitude: reflexões a partir de relatos orais de professoras brancas. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2218825.  Epub 23-Feb-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18825.007.

O presente artigo tem por objetivo contribuir, a partir dos diálogos com os estudos sobre a branquitude e com os aportes teóricos do feminismo negro, com o campo da Educação. Para tanto, partese de uma análise de cunho qualitativo, inspirados pela história oral, e traz-se para a cena relatos orais de professoras que atuaram na Educação Básica. Os dados apontam para a manutenção das hierarquias impostas pela branquitude e explicitam as marcas raciais transpostas mesmo sobre o processo de flexibilização das desigualdades de gênero.

Palabras clave : Branquitude; Feminismo Negro; Docência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )