SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17For a teaching of Physics afrocentered in the curriculum of the Integrated Middle School of a Federal InstituteFrom marginalization to centrality: the importance of black representativeness in children’s and young adult literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SOUSA, Kasandra Conceição Castro de  and  AMARAL FILHO, Fausto dos Santos. Mito, ideologia e utopia na Política Educacional Escolar Indigenista Brasileira. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2218352.  Epub Mar 10, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18352.035.

Neste artigo, fez-se uma revisão teórica dos conceitos de ideologia, utopia e mito. O objetivo foi identificar esses fenômenos culturais nos discursos que têm orientado a Política Educacional Escolar Indigenista Brasileira (PEEIB) ao longo da história e o papel desempenhado. O problema proposto foi: O que é ideologia e o que é utopia nos discursos científicos que orientam a PEEIB? Qual o lugar que o mito ocupa hoje e pode vir a ocupar nesse cenário? Com base em pesquisa bibliográfica e documental, identificaram-se dois discursos que assumiram o protagonismo na orientação da PEEIB ao longo da sua história. Concluiu-se que um é ideológico e outro é utópico, enquanto o mito precisa ser divulgado à sociedade não-indígena para que a PEEIB fomente intercâmbios culturais.

Keywords : Ideologia e utopia; Mito; Política indigenista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )