SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Some reflections about quota system, curriculum and Biology teachersIndigenous culture approaches in the Brazilian Basic Education: reflections for an intercultural teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ALMEIDA, Elizângela Áreas Ferreira de  and  SARAVALI, Eliane Giachetto. Contranarrativas Africanas: uma pesquisa-ação em resposta à construção de estigmas hegemônicos. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19320.  Epub May 30, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19320.063.

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa-ação, desenvolvida em aulas de Língua Portuguesa, cujo objetivo central foi promover o conhecimento e a reflexão sobre o universo cultural africano apresentado em obras literárias africanas e afro-brasileiras. Participaram de uma intervenção 28 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual paulista que, durante a fase diagnóstica, apresentaram concepções calcadas no preconceito e na subjugação de questões relacionadas ao entendimento da cultura africana e afro-brasileira. Na fase de ação-reflexão, foram organizadas Rodas Literárias e os adolescentes puderam conhecer e debater sobre diferentes aspectos da cultura africana, por meio de diferentes gêneros textuais. Na fase de avaliação, as narrativas e as contranarrativas, elaboradas pelos participantes desta pesquisa, indicaram como eles se apropriaram e passaram a compreender a diversidade étnico-racial existente em um país cada vez mais miscigenado e plural.

Keywords : Pesquisa-ação; Noções étnico-raciais; Contranarrativas afro-brasileiras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )