SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Algumas reflexões sobre sistema de cotas, currículo e formação de professores de BiologiaAbordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ALMEIDA, Elizângela Áreas Ferreira de  e  SARAVALI, Eliane Giachetto. Contranarrativas Africanas: uma pesquisa-ação em resposta à construção de estigmas hegemônicos. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19320.  Epub 30-Maio-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19320.063.

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa-ação, desenvolvida em aulas de Língua Portuguesa, cujo objetivo central foi promover o conhecimento e a reflexão sobre o universo cultural africano apresentado em obras literárias africanas e afro-brasileiras. Participaram de uma intervenção 28 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual paulista que, durante a fase diagnóstica, apresentaram concepções calcadas no preconceito e na subjugação de questões relacionadas ao entendimento da cultura africana e afro-brasileira. Na fase de ação-reflexão, foram organizadas Rodas Literárias e os adolescentes puderam conhecer e debater sobre diferentes aspectos da cultura africana, por meio de diferentes gêneros textuais. Na fase de avaliação, as narrativas e as contranarrativas, elaboradas pelos participantes desta pesquisa, indicaram como eles se apropriaram e passaram a compreender a diversidade étnico-racial existente em um país cada vez mais miscigenado e plural.

Palavras-chave : Pesquisa-ação; Noções étnico-raciais; Contranarrativas afro-brasileiras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )