Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
ALMEIDA, Elizângela Áreas Ferreira de e SARAVALI, Eliane Giachetto. Contranarrativas Africanas: uma pesquisa-ação em resposta à construção de estigmas hegemônicos. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19320. Epub 30-Maio-2022. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19320.063.
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa-ação, desenvolvida em aulas de Língua Portuguesa, cujo objetivo central foi promover o conhecimento e a reflexão sobre o universo cultural africano apresentado em obras literárias africanas e afro-brasileiras. Participaram de uma intervenção 28 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual paulista que, durante a fase diagnóstica, apresentaram concepções calcadas no preconceito e na subjugação de questões relacionadas ao entendimento da cultura africana e afro-brasileira. Na fase de ação-reflexão, foram organizadas Rodas Literárias e os adolescentes puderam conhecer e debater sobre diferentes aspectos da cultura africana, por meio de diferentes gêneros textuais. Na fase de avaliação, as narrativas e as contranarrativas, elaboradas pelos participantes desta pesquisa, indicaram como eles se apropriaram e passaram a compreender a diversidade étnico-racial existente em um país cada vez mais miscigenado e plural.
Palavras-chave : Pesquisa-ação; Noções étnico-raciais; Contranarrativas afro-brasileiras.