SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Life knowledges: interactive circles, dialogues and the Black Women MovementFrom being adrift to the “aquilombamento”: territoriality and production of knowledge by black collectives at UFRJ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MENDONCA, Érika de Sousa; GOMINHO FILHO, Amilson de Carvalho  and  MELO, Ana Letícia Cordeiro de. Inclusão de pessoas negras e de saberes afrodiaspóricos em Universidades brasileiras: a diversidade epistêmica como estratégia. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19393.  Epub Aug 27, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19393.085.

Este artigo discute como a diversificação no perfil de ingressantes em Universidades brasileiras tem provocado tensionamentos políticos acerca da racialidade, bem como, em diálogo com autores afrodiaspóricos e decoloniais, reflete acerca das bases epistemológicas que permanecem privilegiadas na produção de conhecimento nesses espaços. Observou-se, a partir de uma revisão integrativa de literatura, que a inclusão racial promovida, principalmente, pelas políticas de ação afirmativa, não é acompanhada de reformas estruturais, do ponto de vista epistêmico, pedagógico e metodológico, de modo a acolher a ontologia do estudante negro, com a inclusão de saberes e de expressões afrodiaspóricas. Nessa direção, considerou-se a Universidade, também, como um espaço desalojante para essas existências, mas que pode abrigar insurgências negras, bem como ventilar possibilidades de incentivo a uma atividade intelectual, de fato, representativa e emancipadora.

Keywords : Raça; Universidade; Diversidade epistêmica..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )