SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Enacting accountability reforms in Brazil: the mediating role of school leadershipThe zero (0) not so neutral in Complex Planetary Decolonial Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

AMORIM, Francisco Valdir; CHAVES, Luciane Azevedo  and  MENDES, Márcia Cristiane Ferreira. Educação do Campo e as Práticas Educativas da Escola José Fidelis de Moura, do Assentamento Bonfim da Conceição - Ceará. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21041.  Epub May 10, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21041.026.

Este estudo traz em seu contexto as lutas dos movimentos sociais por uma Educação do Campo no espaço rural, bem como sua construção, sua organização e seu desenvolvimento educacional social e sustentável nas áreas de assentamento. O objetivo geral é analisar a importância das escolas do/no campo e suas práticas pautadas na Educação do Campo, realizando análise dos documentos oficiais do Assentamento Bonfim da Conceição-CE. Como abordagem metodológica, utilizamos a qualitativa, amparada pelos estudos bibliográficos e pelos arquivos do assentamento de Bonfim da Conceição na comunidade Fazendinha, localizada em Santana do Acaraú-Ceará. Para aprofundarmos a pesquisa, realizamos uma discussão sobre uma educação que surgiu por meio de reivindicação da classe trabalhadora, inconformada com uma educação rural imposta pela classe dominante, tendo como observação de uma nova prática para a Educação do Campo, a escola de ensino médio José Fidelis de Moura, localizada na comunidade Fazendinha, em Santana do Acaraú, Ceará. Como conclusão, apontamos que essa escola tem trazido contribuições, mesmo apontando as dificuldades de transporte para os alunos que moram no campo. São várias as dificuldades dos alunos que moram na zona rural ficando evidente quando analisamos os documentos e as narrativas dos professores da Escola José Fidelis. A qualidade da educação não se evidencia apenas nas escolas localizadas nas zonas urbanas, mas também as que estão na zona rural, por isso, é preciso política de governo voltada para as necessidades dos alunos e da população que mora no campo.

Keywords : Educação do/no campo; Práticas educativas; Assentamento Bonfim da Conceição; Escola José Fidelis de Moura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )