SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18E-Learning Education and teacher training in Santa Catarina (1998-2018)Optimization of functions with derivatives in an inverted classroom: study through multiple teaching strategies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

AUER, Franceila et al. O Consed na construção da BNCC: uma experiência pública (com)partilhada?. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21379.  Epub May 10, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21379.018.

Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), relacionando-a com a formulação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), considerando a composição, as parcerias estabelecidas e as relações com a sociedade civil. Com base na teorização de Hannah Arendt, o texto problematiza a relação entre Conselhos e política. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo documental, tendo a BNCC e os documentos publicados pelo Consed durante sua elaboração como fontes de análise. Os resultados indicam que o Consed fortaleceu as propostas educacionais do Governo Federal como parte das recomendações de organismos multilaterais e de elites empresariais, alinhando-se a diretrizes eminentemente privatizantes.

Keywords : Políticas públicas de Educação; Consed; BNCC.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )