SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Como os estados e os municípios capitais no Brasil regulamentam as competências do diretor escolarA produção do dispositivo sexualidade em tempos de avalanche neoconservadora na educação: discursividades científicas latino-americanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

GURGEL, Evanilson  e  MAKNAMARA, Marlécio. Um currículo que verte sangue: tecnologia de apoptose no necrocurrículo das narrativas midiáticas seriadas. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21387.  Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21387.035.

Neste artigo, investiga-se o currículo das narrativas midiáticas seriadas, significando-o como um “necrocurrículo”, um artefato pedagógico cuja ação regulatória dá-se em torno da qualificação de modos de vida e, consequentemente, distribuição de mandos de morte. O argumento é o de que, ao articular uma política de morte frente a marcadores da diferença, esse currículo tem criado e articulado significados que justificam a possibilidade de expurgo do que considera indesejado por meio de uma “tecnologia de apoptose” relacionada às práticas de programação de morte. Evidencia-se uma forma estilizada de extermínio do sujeito negro a partir desse currículo que, sob a desculpa de estar dramatizando a experiência do racismo, termina por reiterar e adicionalmente produzir a própria violência que alega estar criticando. Conclui-se que tal artefato tem atuado como uma atualização do “corpo supliciado”, de modo a ensinar que a qualquer momento um sujeito negro está vulnerável à violência e à morte.

Palavras-chave : Currículo; Raça; Narrativas midiáticas seriadas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )