SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Practice of urban dances in school context: memory and attention of schoolchildren aged 7 and 8 years oldDeconstructing the archives of school violence: reflections on the relationship between teaching and the Philosophy of Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ROSTIROLA, Camila Regina; SCHNEIDER, Marilda Pasqual; POSADA, Jorge Jairo  and  BALLEN, José Emilio Díaz. Avaliação educacional e accountability: análise de artigos publicados no Brasil e na Colômbia. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21579.  Epub Sep 18, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21579.067.

Este artigo tem como objetivo explorar referenciais teóricos de produções científicas sobre políticas de avaliação educacional e accountability, por meio de um exercício de metapesquisa. Especificamente, o texto em tela analisa artigos publicados em periódicos científicos do Brasil e da Colômbia, indexados em bases de dados, tais como a Redalyc ou equivalente. Os resultados alcançados permitiram constatar a pouca incidência de produções em que os autores explicitam a perspectiva epistemológica, o posicionamento epistemológico e os autores de referência, aspectos centrais em estudos do tipo metapesquisa. Ao passo que essa constatação expõe algumas fragilidades nas publicações sobre o tema, evidencia um campo vasto para estudos futuros sobre os referenciais teóricos na produção científica sobre políticas de avaliação educacional e accountability.

Keywords : Avaliação educacional; Accountability; Metapesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )