SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Práctica de danzas urbanas en contexto escolar: memoria y atención de escolares de 7 y 8 añosDeconstruyendo los archivos de la violencia escolar: reflexiones sobre la relación entre la docencia y la Filosofía de la Educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ROSTIROLA, Camila Regina; SCHNEIDER, Marilda Pasqual; POSADA, Jorge Jairo  y  BALLEN, José Emilio Díaz. Avaliação educacional e accountability: análise de artigos publicados no Brasil e na Colômbia. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21579.  Epub 18-Sep-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21579.067.

Este artigo tem como objetivo explorar referenciais teóricos de produções científicas sobre políticas de avaliação educacional e accountability, por meio de um exercício de metapesquisa. Especificamente, o texto em tela analisa artigos publicados em periódicos científicos do Brasil e da Colômbia, indexados em bases de dados, tais como a Redalyc ou equivalente. Os resultados alcançados permitiram constatar a pouca incidência de produções em que os autores explicitam a perspectiva epistemológica, o posicionamento epistemológico e os autores de referência, aspectos centrais em estudos do tipo metapesquisa. Ao passo que essa constatação expõe algumas fragilidades nas publicações sobre o tema, evidencia um campo vasto para estudos futuros sobre os referenciais teóricos na produção científica sobre políticas de avaliação educacional e accountability.

Palabras clave : Avaliação educacional; Accountability; Metapesquisa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )