SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número44Un diálogo sobre las relaciones entre etnografía, cultura y educación: representaciones y prácticasFamilias, asociaciones y escuelas: tensiones em las identificaciones nacionales de niños migrantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ROSISTOLATO, Rodrigo  y  PRADO, Ana Pires do. Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.57-75. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.005.

Em 2011 trabalhamos em uma pesquisa sobre a distribuição de oportunidades educacionais na cidade do Rio de Janeiro. A investigação, de início orientada exclusivamente por problemas do campo sociológico, foi reconstruída metodologicamente quando propusemos que os pesquisadores envolvidos na aplicação dos questionários trabalhassem em duplas e realizassem observações etnográficas. A pesquisa foi realizada em 51 residências no Rio de Janeiro. Nesse artigo, discutiremos a produção de narrativas etnográficas em pesquisas educacionais, com foco nas peculiaridades do olhar antropológico e nas especificidades da escrita coletiva de textos etnográficos, uma atividade tradicionalmente individual. Descreveremos os passos da metodologia utilizada e seus principais resultados: ampliação da capacidade de relativização por parte dos pesquisadores, entendimento e valorização do ponto de vista dos nativos sobre a distribuição de oportunidades educacionais e construção do olhar antropológico sobre questões educacionais.

Palabras clave : Pesquisas Educacionais; Oportunidades Educacionais; Etnografia; Olhar Antropológico; Olhar Pedagógico..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )