SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número44Um diálogo sobre as relações entre etnografia, cultura e educação: representações e práticasFamílias, associações e escolas: tensões nas identificações nacionais de crianças imigrantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

ROSISTOLATO, Rodrigo  e  PRADO, Ana Pires do. Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.57-75. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.005.

Em 2011 trabalhamos em uma pesquisa sobre a distribuição de oportunidades educacionais na cidade do Rio de Janeiro. A investigação, de início orientada exclusivamente por problemas do campo sociológico, foi reconstruída metodologicamente quando propusemos que os pesquisadores envolvidos na aplicação dos questionários trabalhassem em duplas e realizassem observações etnográficas. A pesquisa foi realizada em 51 residências no Rio de Janeiro. Nesse artigo, discutiremos a produção de narrativas etnográficas em pesquisas educacionais, com foco nas peculiaridades do olhar antropológico e nas especificidades da escrita coletiva de textos etnográficos, uma atividade tradicionalmente individual. Descreveremos os passos da metodologia utilizada e seus principais resultados: ampliação da capacidade de relativização por parte dos pesquisadores, entendimento e valorização do ponto de vista dos nativos sobre a distribuição de oportunidades educacionais e construção do olhar antropológico sobre questões educacionais.

Palavras-chave : Pesquisas Educacionais; Oportunidades Educacionais; Etnografia; Olhar Antropológico; Olhar Pedagógico..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )