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Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

. Pesquisa-ação em educação: reconhecendo o sujeito contextualizado e os problemas educacionais. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.45, pp.503-530. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n45.0014.

A pesquisa-ação considera o sujeito como "o ator da contextualização" (Xia, 2006). Durante o processo da pesquisa, com membros de um grupo de leitura e estudo da pós-graduação na Beijing Normal University, realizei entrevistas, análise documental e bibliográfica e amadureci, gradativamente, de uma pesquisadora descontextualizada para uma pesquisadora-atora, capaz de visualizar a contextualização, além de interpretar, paulatinamente, o sujeito e os problemas educacionais como partes de uma interação recíproca do indivíduo com o seu contexto histórico, político, econômico, cultural e socialmente institucionalizado. No tratamento de objetividade, a pesquisa-ação em educação consiste em reestruturação da filosofia da pesquisa.

Palavras-chave : Pesquisa-Ação; Sujeito; Contextualização; Leitura.

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